Uma cidade no Japão está construindo uma tela enorme para bloquear vista do Monte Fuji

Uma cidade no Japão está construindo uma tela enorme para bloquear vista do Monte Fuji

A cidade de Fujikawaguchiko cansou dos turistas. Famosa por ter vários locais cênicos que permitem a foto perfeita do famoso Monte Fuji.

Na semana passada a cidade começou a construção de uma tela preta gigante ao longo de uma certa calçada para bloquear a vista da montanha. A razão? Turistas estrangeiros malcomportados.

“Kawaguchiko é uma cidade construída em cima do turismo e nós recebemos muitos visitantes, e eles são bem-vindos na cidade, mas há muitas coisas sobre o comportamento deles que são preocupantes.” disse Michie Motomochi, dona de um cafe tradicional próximo ao local cênico que logo será bloqueado.

Motomochi mencionou lixo no chão, pessoas atravessando a rua no meio do trânsito, ignorando semáforos, e invadindo propriedades privadas. Mas ela não está infeliz — 80% da clientela dela são estrangeiros cujos números decolaram após a pandemia ter fechado o Japão por 2 anos.

A região virou um local popular dois anos atrás, coincidindo com a reabertura do país, após uma foto viralizar, por capturar a montanha de um certo ângulo, que fazia parecer que ela estava em cima de uma loja de conveniências local. A área ficou conhecida como a “Lawson do Monte Fuji”

Os turistas, em sua maioria estrangeiros, se amontoaram na área, rendendo reclamações dos moradores da cidade envolvendo turistas bloqueando a calçada estreita, tirando fotos no meio da rua movimentada, ou entrando na propriedade de vizinhos.

Fujikawaguchiko tentou outros métodos: Placas pedindo que visitantes usassem a faixa de pedestre em inglês, chinês, tailandês, e coreano, e até contratar um guarda 24 horas para controlar o público. Nada funcionou.

Agora, a rede de metal preto de 2,5m de altura e 20m de largura, que deve ser concluída em meados deste mês, irá bloquear a vista do Monte Fuji quase completamente.

O Japão não é o único país tomando medidas drásticas contra turistas lotando regiões cênicas e causando problemas: Na Europa, preocupações similares levaram à cidade de Veneza lançar um programa que cobra uma taxa de 5 euros (R$ 27,36) para viajantes que estão visitando só por um dia.

A esperança das autoridades é impedir que visitantes cheguem em dias de alta temporada e tornar a cidade mais agradável para seus poucos residentes restantes.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.