Na última sexta-feira, dia 12, a Prefeitura de Sarandi, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu o ‘Dia D’ para a emissão da carteirinha do autista nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Durante o evento, foram realizados aproximadamente 60 atendimentos, incluindo solicitações, emissões e orientações.
O serviço de emissão da carteirinha está disponível durante todo o ano e pode ser requisitado tanto pelo cidadão quanto pelo responsável legal. Especificamente nos CRAS Independência e Esperança, o dia foi reservado para esses procedimentos.
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), criada em 2020, garante a quem possui o transtorno o direito a atenção integral em prontos atendimentos, bem como prioridade no acesso a serviços públicos e privados, sobretudo nas áreas de saúde, educação e assistência social. A emissão da carteira está em conformidade com a Lei Federal nº 13.977, também sancionada em 2020.
Observa-se um aumento anual no número de carteirinhas emitidas em todo o Paraná, ultrapassando 18 mil documentos. O pedido da carteira também pode ser feito online, através do portal do Governo do Estado. Uma vez feita a solicitação e aprovado o cadastro, o prazo para a emissão digital é de até 30 dias. Para utilização, a carteirinha deve ser impressa.
Deixe um Comentário