Lopburi, uma cidade no coração da Tailândia, está correndo o risco de virar uma cidade fantasma: Negócios falindo, ruas esvaziando, e um corte de investimentos estrangeiros.
A razão? Milhares de macacos de cauda longa aterrorizando as ruas da cidade. Várias empresas e lojas fecharam suas sedes locais e abandonaram a cidade, que no passado tinha sido um pólo econômico da região.
Surachat Chanprasit, um representante do Shopping Center Pingya na cidade disse que os macacos vinham em bandos, assediando clientes e causando danos à fachada de lojas, obrigando os donos a gastarem com consertos, o que só acelerou a partida deles.
O problema símio levou tantas lojas à fechar que o shopping center agora está à venda.
Mas a propriedade continua no mercado mesmo após seu preço ser reduzido de 100 milhões de baht (~R$14 Mi) para 70 milhões (~R$9 Mi).
Adicionando ao problema está o fato de que os macacos em questão são considerados “atrativos” para turistas estrangeiros, atraindo viajantes à região, que gostam de alimentar e posar com os animais para selfies.
Ou seja: Os símios não apenas se reproduzem sem controle e sem predadores, mas não têm qualquer medo de seres humanos.
O governador da província, Ampol Angkhapakornkul, recentemente visitou a cidade e prometeu trabalhar com o Departamento Nacional de Parques, Vida Silvestre, e Conservação para enfrentar a praga de primatas.
Deixe um Comentário